Hospitais do SNS

A All-Aqua tem disponibilizado consultadoria a Hospitais e Centros Hospitalares, nomeadamente diagnóstico de consumos e custos de água, leitura de caudais nos pontos de consumo  e propostas de redução de custos de água,  acompanhados do Relatório de Estimativa de Poupança relativo às medidas de redução de desperdício sugeridas.

A análise comparativa feita entre os hospitais analisados tem evidenciado haver um leque bastante largo de consumos por cama e por dia, cifrando-se a média em 731 litros / (cama x dia), sendo notório que em alguns hospitais é dada atenção à questão da redução do desperdício, enquanto noutros existe um desconhecimento quase total dos principais parâmetros caracterizadores do “estado da arte”. Os indicadores obtidos, por comparação em Portugal e na Europa revelam haver espaço para melhorias significativas no uso eficiente da água, sem pôr em causa a funcionalidade nem o conforto.

O recente Despacho nº 4860/2013 de 09 de Abril da Secretaria de Estado da Saúde vem definir regras e metas mínimas para a redução de consumos de água e energia para o presente ano de 2013. A All-Aqua reitera o seu interesse em colaborar com o Gestor Local de Energia e Carbono com vista à identificação, implementação e monitorização trimestral de medidas de uso eficiente da água, bem como ações de sensibilização para os utilizadores, conforme determinado nas alíneas do ponto 6. do referido despacho .